05 junho 2008

Centro Hospitalar de Coimbra | Identidade

A Burocratik foi a agência escolhida pelo Centro Hospitalar de Coimbra (CHC) para a concepção da sua nova identidade, assinalando a mudança da instituição para entidade pública privada (EPP). O trabalho criativo estende-se às três unidades que compõem o CHC: Hospital Geral, Hospital Pediátrico e Maternidade Bissaya Barreto. A escolha foi o resultado de um concurso nacional onde estiveram presentes várias agências nacionais.

O CHC pretendia ter uma imagem de dinamismo e modernidade. Segundo Adriano Esteves, director criativo da Burocratik, “a nova logomarca desenhada representa uma cruz, símbolo internacional da saúde, associado à instituição hospitalar. Dividida em blocos que estilizam um conjunto de 3 edifícios na vertical, materializa a estrutura que constitui o CHC - Centro Hospitalar de Coimbra, com as suas três unidades”. O mesmo responsável diz que a logomarca está divida em duas percentagens da mesma cor, de forma a reforçar a sua tridimensionalidade. “Deste modo, a cor mais clara induz um topo e a mais escura induz o volume dos edifícios. Por sua vez, os ramos laterais reforçam a gestalt da cruz. Evitando uma representação puramente geométrica, as formas tornam-se arredondadas, o que sugere uma dimensão mais humana. Cada unidade terá uma cor distinta, reforçando a sua individualidade enquanto hospitais, mas mantendo a coerência da identidade da organização como um todo. “

1 comentário:

André Alves disse...

Acho que tá muito porreiro ;) Embora inicialmente tenha associado a imagem a uma parte frontal de um hospital do que propriamente a um símbolo como a cruz.